10.3.07

Prêmio Jairo Ferreira

Será realizado na próxima segunda-feira, 12 de março de 2007, às 20h30, o I PRÊMIO JAIRO FERREIRA, no CineSesc (SP). Na ocasião, serão exibidos, em sessão especial para convidados, o curta O Guru e os Guris, de Jairo Ferreira, e o longa inédito Cão sem Dono, de Beto Brant.

O PRÊMIO JAIRO FERREIRA é uma iniciativa conjunta dos editores e redatores de cinco revistas de cinema brasileiras: as eletrônicas Cinequanon, Cinética e Contracampo; e as impressas Paisà e Teorema. São revistas que possuem laços fortes de amizade e trabalho, empenhadas em fazer da crítica de cinema antes de tudo um exercício de paixão. Os críticos que trabalham nelas são em sua maior parte de uma geração surgida em textos nos anos 1990, entre pesquisadores acadêmicos e de fora da universidade, jornalistas, professores e por profissionais de outras áreas. Elas se unem agora nessa primeira iniciativa comum, que será complementada depois com uma série de debates durante o Festival Melhores do Ano do Cinesesc - e que se propõem como as primeiras de outras intervenções em conjunto.

A iniciativa presta homenagem ao crítico Jairo Ferreira – autor, entre outros, do livro Cinema de Invenção e do filme O Vampiro da Cinemateca. Jairo primou pela paixão de e em seus textos, sempre a valorizar o estilo e a inventividade dos diretores, com um tipo de linguagem livre que deixou de ser aceita na imprensa. Ele e seu espírito crítico vêm servindo de inspiração direta e constante para o trabalho dessas revistas, que se caracterizam pela não remuneração e a desvinculação de empresas. Jairo foi coordenador de cineclube (Dom Vital) nos anos 1960 e escreveu nos jornais São Paulo Shinbum (1966-1972) e Folha de S. Paulo (1976-1980). Foi colaborador das revistas Cisco e Filme Cultura, e dos jornais Cine Imaginário, Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo.

O júri do Prêmio é composto por 35 críticos dos 5 veículos (a maioria fixada em Rio de Janeiro e São Paulo, mas com representantes de Porto Alegre e Belo Horizonte), sendo, assim, o mais abrangente prêmio anual de crítica de cinema do país em termos de número de votantes e o único que quebra fronteiras regionais.

O Prêmio elegerá os melhores a partir de uma lista de indicados previamente apurada, nas seguintes categorias:

Melhor Longa Brasileiro
Concorriam às indicações todos os filmes com primeira exibição em SP ou RJ ao longo de 2006.

Os indicados:
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger
O Céu de Suely, de Karim Aïnouz
A Concepção, de José Eduardo Belmonte
Eu Me Lembro, de Edgard Navarro
Serras da Desordem, de Andrea Tonacci

Melhor Lançamento em Cinema
Concorriam às indicações todos os filmes realizados após 2004, que tenham 2006 como ano de seu primeiro lançamento comercial em cinema no Brasil.

Os indicados:
2046, de Wong Kar-wai (Pandora)
Amantes Constantes, de Philippe Garrel (Imovision)
A Dama na Água, de M. Night Shyamalan (Warner)
Miami Vice, de Michael Mann (UIP-Paramount)
O Novo Mundo, de Terence Malick (Playarte)
O Plano Perfeito, de Spike Lee (UIP-Paramount)

Melhor Lançamento em DVD
Concorriam às indicações todos os lançamentos em DVD de 2006 – levando-se em conta a qualidade das edições e complementos, e a originalidade e/ou relevância do lançamento.

Os indicados:
Eu, um Negro, de Jean Rouch (Videofilmes)
Mestres do Horror, de vários diretores (Paris)
Rastros do Odio (Edição Especial), de John Ford (Warner)
Sarabanda, de Ingmar Bergman (Columbia)
Terra em Transe (Edição Restaurada), de Glauber Rocha (Versátil)

Melhor Mostra de Audiovisual
Concorriam às indicações mostras realizadas no Rio de Janeiro e/ou São Paulo em 2006, valendo apenas menções a eventos de freqüência não-regular e/ou única.

As indicadas:
Agnès Varda: O Movimento Perpétuo do Olhar (CCBB-SP, Odeon BR-RJ)
O Cinema Que Reinventa a Política (Reserva Cultural-SP, Maison de France-RJ)
Faces de John Cassavetes (CCBB-RJ)
As Muitas Faces de Jece Valadão (CCBB-RJ)
Nam June Paik (Oi Futuro – RJ)

3 Comments:

At 21:44, Blogger bruno andrade said...

Juliano, você tem alguma coisa que o Jairo escreveu sobre Dario Argento?

 
At 22:33, Anonymous Juliano said...

Tenho um artigo sobre o Suspiria, que me lembre. Mas ele fala mais das projeções horríveis em SP do que filme em si. Dia desses colo aqui.

 
At 20:27, Blogger Rynaldo Papoy said...

Estou anunciando oficialmente que estou pré-produzindo um filme sobre a vida de Jairo Ferreira. Interessados, por favor, entrem em contato comigo. rynaldopapoy@yahoo.com .

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home