21.4.07

O filme mais ambicioso de Zé do Caixão

... ou de como o cinema no Brasil, como diz o Sganzerla, não anda, mas carangueja.

Vinte e sete anos depois, eis que o filme está sendo realizado. (JT)

O produtor Augusto Cervantes e Mojica Marins: "Encarnação do Demônio"

Entre 1963 e 1967, José Mojica Marins rodou em São Paulo seus dois únicos filmes dignos das antologias do cinema brasileiro, respectivamente "À Meia Noite Levarei Sua Alma" e "À Meia Noite Encarnarei no Teu Cadáver". Desde então já tinha pronto um outro roteiro, "Encarnação do Demônio", cuja produção tentou levantar mas nunca conseguiu, dado seu alto custo e risco de ser cortada ou mesmo apreendida pela Censura (o precedente foi aberto por "Ritual dos Sádicos", filmado em 1968 e até hoje interditado em Brasília).

Os anos passaram, os tempos mudaram. Mojica Marins realizou dezenas de filmes menores entre 1967 e 1979, foi pichado pela crítica e cansou de repetir chavões ("A Censura me persegue, os distribuidores me roubam" etc). Agora ele quer sair definitivamente dessa situação, pois entrou em acordo com o produtor Augusto Cervantes, que faturou horrores com "Mulher, Mulher" (recordista de bilheteria do ano passado, conseguindo bater até mesmo "007 Contra o Foguete da Morte"). E é Cervantes que lhe impôs as condições para produzir "Encarnação do Demônio":

"Exigi que Mojica não use mais o material antigo que tem em estoque, tais como cortes da Censura e coisas que guardou nos últimos 13 anos. Vou investir 20 milhões de cruzeiros nesse filme, uma das maiores somas já aplicadas numa produção independente no Brasil. Estou exigindo, inclusive, que Mojica faça um regime para perder a barriga, pois quero que ele esteja em boa forma física, como há tantos anos atrás, para voltar a interpretar o personagem Zé do Caixão, que sempre achei o mais original do cinema brasileiro, embora não goste de muita coisa que ele foi obrigado a fazer para manter a sobrevivência. Isso sempre acontece no cinema independente e eu mesmo produzi muitas pornochanchadas, esperando ganhar o suficiente para arriscar em produções mais ambiciosas. Acho que chegou esse momento tão esperado".

"Para os brasileiros – prossegue Cervantes – filmes como "Guerra nas Estrelas" e "2001: Uma odisséia no Espaço" parecem realizações acima da compreensão Humana e que não têm condições de serem feitas no Brasil. Mas em "Encarnação do Demônio" o próprio roteiro exige algo de novo em nosso cinema e pretendo buscar isso. Contamos com um excelente roteiro, inclusive muito cobiçado por outros grupos produtores. Agora vamos deixar a modéstia de lado e partir para o mundo, utilizando nossos recursos."

Também conhecido como "Cervantes da Boca do Lixo", Augusto é espanhol, radicado no Brasil desde criança, e só agora fez uma viagem de volta à Europa, de onde espera trazer, além de contatos e inscrições em festivais, novos métodos de filmagem, especiais para os efeitos mirabolantes a serem alcançados pelo que mostra o roteiro. Em São Paulo, Mojica já conta com uma grande equipe, encarregada de fazer o levantamento prévio da produção. A ação do filme é ambientada no inconsciente humano e estão previstas reconstituições em tamanho gigante do interior dos órgãos sexuais, pois Mojica acha que "o horror não é só o que esta nas aparências, mas principalmente dentro do corpo humano".

"Os cenários do filme – comenta Mojica – não são normais. Eu, por exemplo, nunca vi nada parecido. Teremos de nos valer dos melhores profissionais do Brasil e mesmo alguns do exterior, mais acostumados com esse tipo de trabalho. Já estamos em contato com muitos especialistas como, por exemplo, Jaime Cortez, que na minha opinião é um dos maiores desenhistas do Brasil, ainda por cima especializado em horror e ficção, com quem já realizei alguns trabalhos de grande valia."

As filmagens de "Encarnação do Demônio" deverão ser Iniciadas em abril próximo. Fotografia e iluminação estão a cargo de Carlos Oscar Reichenbach Filho, atualmente considerado o melhor de São Paulo e um dos mais criativos do Brasil. J.F.

(Folha de S. Paulo, 23 de janeiro de 1980)